O que são cenotes?

“O que são cenotes?” – Se você está vindo para Cancun e pesquisando sobre nossa região, já deve ter ouvido falar sobre os essas maravilhas. Mas é comum que muita gente não saiba do que se trata, sendo assim, nesse texto vamos te contar tudo sobre eles.

A palavra cenote teve sua origem graças aos maias, que batizaram esses lugares de “Dz’onot”, que significa “caverna com água” e daí foi variada a palavra atual.

Neste texto, nós vamos te contar tudo sobre esses lugares maravilhosos, cheios de mistério e magia.

Como são formados?

Um cenote é um poço muito profundo de água cristalina, formado há milhares de anos por conta do filtração da chuva e principalmente pelo colapso da estrutura que cobria os rios subterrâneos.

Sendo assim, com o rompimento da rocha, a água que antes estava submersa, saiu para a superfície, e assim surgiram esses lugares mágicos.  É por isso que nadar nos cenotes é tão refrescante: a temperatura máxima da água é de 24°C.

Além disso, outra coisa que mais chamam atenção nos cenotes é o fato de possuírem a água cristalina. Isso ocorre porque, como já informamos, são formados por rios subterrâneos. Além disso, o calcário é uma das principais rochas que compõem o solo mexicano e ao passar por ele, que é muito poroso, essa água é filtrada, saindo extremamente transparente.

Existe também a história de que, há 66 milhões de anos atrás, um grande meteoro atingiu aquela região, e seu impacto no solo criou grande depressões na terra, dessa forma foram originados os os cenotes.

Tipos de cenotes

No nosso paraíso você pode encontrar essas formações em diferentes formas:

Cenotes de caverna

. São os cenotes mais jovens e enigmáticos, e por conta disso, muito usado pelos maias em várias cerimônias.

. São muito recomendados para aventuras, já que sua água é muito profunda, e, portanto, chegam a alcançar vários quilômetros abaixo da terra.

Cenotes semiabertos

. São os cenotes que possuem idade mediana, e portanto já passaram por algumas intempéries.

. Alguns conectam-se a outros cenotes e possuem a água tão cristalina que é possível ver sua fauna e flora por baixo da água.

Cenotes abertos

. São cenotes muito antigos, e já descobertos pelas intempéries do tempo.

. Se destacam por sua beleza natural e suas paredes cercadas por plantas, que atraem muitos pássaros e borboletas.

Cenotes antigos

. São os mais antigos dos cenotes, e por terem milhões de anos, já são completamente descobertos e expostos.

. Como não tem formações rochosas em cima ou ao redor, portanto, são semelhantes a lagoas.

Quer saber quais os cenotes mais famosos de Cancun? Clique aqui!

Importância na cultura maia

O fato de possuir a água naturalmente limpa fez com que diversas civilizações antigas se estabelecem ao redor dos cenotes para que pudessem usufruir desses locais. Sendo assim, consideraram-os sagrados por esses povos, e várias lendas surgiram sobre eles. Como por exemplo, a lenda maia de que esses lugares eram portais para a vida após a morte (el Xibalbá) o que ocasionou muitos rituais em torno deles.

Em estudos arqueológicos feitos nos cenotes perto de Chichen Itza (para saber mais sobre essa maravilha do mundo moderno, clique aqui) foram encontrados esqueletos humanos e quantias de ouro. Sendo assim, indica que esses rituais envolviam sacrifícios humanos, prática comum para os maias, que pensavam que isso era necessário para a adorar aos deuses e trazer fertilidade para suas terras e prosperidade para seu povo.

Quer saber mais? Clique aqui e preencha abaixo que um de nossos assessores entrará em contato:

 
Por Lilian Merigue Ignácio e Marcella Fiori. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipe, CLIQUE AQUI.

© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners