Dia de Muertos

O Dia de Muertos, ou “Dia dos Mortos”, é uma das festividades mais ricas e coloridas do mundo. Originário do México, esse evento se espalhou por várias regiões e hoje é reconhecido em muitas culturas ao redor do mundo. Mas o que faz do Dia de Muertos uma celebração tão especial? É uma combinação de tradição, arte, comida e, mais importante, uma maneira de homenagear aqueles que já se foram.

História e origens

A origem do Dia de Muertos remonta às culturas indígenas pré-colombianas do México, como os astecas, maias e toltecas. Estes povos acreditavam que a morte não era o fim, mas sim um passo na jornada contínua da alma. Para eles, era essencial honrar os mortos e garantir sua passagem segura para o outro mundo. Com a chegada dos colonizadores espanhóis e a influência do catolicismo, a festividade se mesclou com tradições religiosas europeias, dando origem à celebração que conhecemos hoje.

Como é celebrado?

Ofrendas: Um dos aspectos mais emblemáticos do Dia de Muertos são as “ofrendas” ou altares. Criados tanto em casas quanto em cemitérios, estes altares são decorados com flores, velas, incenso, fotografias dos falecidos e suas comidas e bebidas favoritas. Acredita-se que os espíritos retornam durante a celebração e essas ofertas os acolhem.

Altar dia de los muertos

Calaveras e Catrinas: As “calaveras” (caveiras) e “catrinas” (esqueletos elegantemente vestidos) são representações artísticas que simbolizam a morte com um toque de humor. Elas podem ser vistas em máscaras, pinturas faciais, figurinos e até doces.

Pão dos Mortos: Este é um pão doce, muitas vezes decorado com formatos de ossos, que é tradicionalmente consumido durante a festividade. Acredita-se que ele simboliza o ciclo da vida e da morte.

Significado e importância

O Dia de Muertos é muito mais do que apenas uma festa ou uma celebração da morte. É uma celebração da vida. É um momento em que as famílias se reúnem para lembrar e homenagear seus entes queridos, reconhecendo que a morte é apenas uma parte natural da existência humana.

A festa também carrega um significado cultural profundo. Através das décadas e apesar da globalização, o México manteve esta tradição viva, passando-a de geração em geração. Ela serve como um lembrete da rica tapeçaria cultural do país e da importância de preservar tradições que nos conectam com nossas raízes.

O que terá em nossa região para comemorar essa data

Xcaret

Viva a tradição do Dia dos Mortos de 30 de outubro a 3 de novembro. Desfrute de um extenso programa de atividades no Melhor Parque do Mundo, para acolher os espíritos que regressam do além por alguns dias, para visitar os seus entes queridos.

A 17ª edição do Festival Tradições de Vida e Morte tem o estado de Querétaro como convidado de honra. Estarão presentes artesãos, cozinheiros de comida típica e numerosos artistas desta região do México, famosa por suas belas tradições.

A programação deste ano inclui peças de teatro, dança, vários concertos e a missa do Dia de Todos os Santos, bem como vários workshops, exposições e a Hacienda Interativa, um espaço onde crianças e adultos aprendem e se divertem com as muitas tradições que fazem parte do Dia dos Mortos.

As festividades do Dia dos Mortos no México são reconhecidas como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

Venha celebrar a vida e relembrar aqueles que já partiram em Xcaret, o Majestoso Paraíso do México.

Contará com apresentações de dança, teatro, música, gastronomia, exposições e workshops

Lembrando que será do dia 30 de Outubro á 3 de Novembro!

Para mais informações clique aqui!

Xoximilco

Se você deseja festejar além das casas noturnas de Cancún, pode comemorar o Dia dos Mortos enquanto desliza em uma trajinera  (gôndola) ao longo de 7,4 quilômetros de canais venezianos em Xoximilco Cancún.

Esta atração presta homenagem aos lendários jardins flutuantes de Xochimilco, na Cidade do México, com suas cores festivas, folclore do Dia dos Mortos, culinária tradicional e tequila.

Os jardins flutuantes originais de Xochimilco datam do período asteca, mas esta versão moderna dos canais é uma forma divertida de celebrar o Dia dos Mortos em Cancún à noite.

Praça das Palapas

A praça das Palapas conta com barraquinhas com comidas típicas, lembrancinhas, pessoas pintando os rostos com pintagens típicas e muitas outras coisas que somente indo você irá descobrir!

Conta também com apresentações (lembrando que é sempre bom conversar e perguntar para seu assessor qual dia terá apresentações!)

O Dia dos Mortos, com sua rica celebração e significado profundo, é um exemplo incrível de homenagear e lembram aqueles que se foram. É uma festa que nos ensina a não temer a morte, mas a aceitá-la como parte natural da jornada humana. Além disso, o Dia dos Mortos nos mostra como as tradições podem ser uma poderosa forma de conexão entre gerações, unindo passado e presente em um momento de celebração e reflexão.

Gostou da matéria?  Essas informações foram úteis? Deixe seu comentário aqui pra gente.

Quer falar com um especialista? Clique aqui, preencha, e  um de nossos assessores entrará em contato.

Se quiser ficar por dentro de todas atualizações de Cancun e região, role a página até o fim e se cadastre na nossa newsletter.

Por: Amanda Tedeschi. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipeCLIQUE AQUI.

© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners