Vantagens de se hospedar em Tulum

Quais as vantagens de se hospedar em Tulum? Conhecida pelos Mayas como “A Cidade Muralhada”, ela está localizada no estado de Quintana Roo.

Além disso, fica aproximadamente 1:30h de distância de Cancun, e aproximadamente 40 minutos de Playa del Carmen.

Atualmente é um grande atrativo turístico da Riviera Maya, portanto, o sítio arqueológico de Tulum é visitado anualmente por milhares de turistas de todas as partes do planeta.

A cidade recebia antigamente o nome de ZAMÁ, que em língua Maya significa amanhecer. Dentro desse sítio encontramos um penhasco de frente ao mar, com uma vista maravilhosa.

Também vale muito a pena descer pela escadaria e se refrescar nas águas do mar caribenho, o lugar é mágico.

Entretanto, fique atento a época de sargaço, isto porque as praias de Tulum ficam tomadas por essas algas. Elas escurecem a cor da água tirando aquele aspecto cristalino famoso aqui na nossa região, e também prejudica o acesso as praias nessas áreas.

Nos últimos anos, a zona hoteleira de Tulum tem se destacado nas redes sociais pelos hotéis e resorts 5 estrelas nessa área.

O conceito Eco-Chic, como o visto no hotel AZULIK, foi introduzido naquela região. Ele consiste em lidar de uma maneira mais natural, com menos impacto ambiental. Portanto, a infraestrutura se mescla em harmonia com a natureza.

Também fazem parte da Riviera Maya:

Puerto Morelos:

Se encontra a 16km do aeroporto internacional de Cancun. É uma cidade pequena que se iniciou com os pescadores locais.

A maior parte dos hotéis tem preço acessível, e é tranquilo andar por suas ruas e praias.

Além disso, em frente a costa, encontramos o parque nacional dos arrecifes de Puerto Morelos, que é uma área protegida e sua barreira de arrecifes fica bem próximo a praia.

Cobá:

É um sítio arqueológico da cultura maya localizado há uns 40 km de Tulum.

Portanto, é visita obrigatória para quem gosta de cultura e quer conhecer as pirâmides da nossa região.

Além disso, o interessante desse local é que você pode subir as escadarias, olhar desde lá de cima, sentir como os reis se sentiam.

Isto porque, a maioria das pirâmides já não podem ser tocadas.

Akumal:

É um destino turístico com baixa visitação, portanto, temos poucos hotéis e residências nessa área. Entretanto, essa cidade ficou conhecida mundialmente por conta dos turistas que vinham em busca do nado com as tartarugas.

Akumal significa o lugar das tartarugas, e por esse detalhe, os visitantes ficaram alucinados por fazer snorkel ao lado das tartarugas.

No entanto, com o passar dos anos vimos o número de tartarugas nessa área reduzir drasticamente, enquanto o turismo e a busca por esse passeio só aumentou. Como consequência hoje vemos muito menos tartarugas por ali.

Nós da agência Cancuners temos um compromisso de amor e respeito por toda essa zona em que trabalhamos e nos dedicamos, portanto, criamos um conceito sobre os locais que o turista NÃO deve visitar, pois estão destruindo o nosso ecossistema, e um deles é nadar com as tartarugas.

Não indicamos, e pedimos para as pessoas que nos visitam, não fazerem, isto porque os turistas causam estrago no solo marinho dessas praias, que é de onde esses animais retiram seu alimento.

Além disso, causa estresse ao animal selvagem que encontra ali nesse local um refúgio e por conta das pessoas nadando em volta, a tartaruga gasta muita energia para se manter afastada.

Reserva da Biosfera de Sian Ka´an:

Em idioma maya significa “porta/origem do céu” ou “lugar onde nasce o céu”. É um espaço natural e protegido, que fica localizado próximo a Tulum e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987.

Outro fator fundamental que torna a Riviera Maya um local único é que ali se encontram a maioria dos cenotes encontrados no mundo. Sendo assim, essa é outra das vantagens de se hospedar em Tulum.

Cenotes:

Existem vários tipos: o aberto, semiaberto, subterrâneo e em gruta. Está classificação está relacionada a idade deles. Os mais velhos se encontram completamente abertos e os mais jovens ainda conservam sua cúpula intacta.

A cultura maya tem a sua história ligada aos cenotes. Isto porque eles o chamavam “ Dz´Onot, Tzonot e Ts´ono´ot que significava caverna com água. Eles locais foram tratados com muito valor e respeito pelos Mayas.

Além disso, em alguns se faziam sacrifícios humanos, que tinham vários significados para essa cultura. Além disso, eram considerados desde um portal para o inframundo, até uma fonte da juventude.

Hoje em dia é passeio obrigatório para quem visita essa parte do México. Isto porque é um lugar único, já que quase não existem cenotes em outros países do mundo.

Na nossa região já foram catalogados mais de 12 mil cenotes. Quase todos estão nessa área da selva maya, portanto, esse local ficou conhecido como a Rota dos Cenotes.

Com sua água doce e cristalina, além de muito limpa, esse local sagrado para os mayas vem se tornando o passeio que todos querem fazer.

Agora que você já sabe as vantagens de se hospedar em Tulum, caso queria mais informações para facilitar sua viagem, clique aqui e preencha abaixo para falar com um dos nossos assessores ou:

Por Bruno Ignácio e Marcella Fiori. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipe, CLIQUE AQUI.

© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners