Quanto de dinheiro devo levar a Cancun?

Quanto devo levar de dinheiro devo levar a Cancun para fazer minha programação? Qual quantia em média os outros turistas levam para a viagem? Compensa levar cartão de crédito? E o cartão internacional pré pago, vale a pena?

Nossos assessores respondem diariamente essas e outras dúvidas dos turistas que vem nos visitar. Além disso, a agência Cancuners está em Cancun há quase 10 anos, e desde o início, essa é uma das dúvidas mais comuns dos nossos clientes.

Sendo assim, nesse artigo vou te explicar como se organizar na hora de fazer as contas e descobrir quanto levar para a viagem.

Vale a pena você ler também um outro artigo onde explicamos como gastar seu dinheiro na cidade, com qual moeda você deve pagar durante sua estadia, sabendo que o câmbio muda para cada estabelecimento e como otimizar seu dinheiro na hora das compras. Qual moeda levar para Cancun? Clique aqui para conferir.

A moeda oficial do México

O peso mexicano é moeda oficial do país, ele é aceito em todos os lugares: hotéis, parques, shopping, estabelecimentos, táxis, ônibus e etc.

As cédulas tem valores de 20, 50, 100, 200, 500 e 1000 (sendo essa última a mais rara e pouco encontrada). As moedas também são muito usadas no dia a dia, com valores que variam de 0,5, 1, 2, 5 e 10 pesos. Quando for as compras leve um porta moedas, vai te ajudar muito na hora de pagar e receber o troco.

Além disso, vale lembrar que na maioria dos locais da nossa região (Cancun e Riviera Maya) você poderá pagar com dólares ou pesos mexicanos. No entanto, antes de sair pagando tudo com a mesma moeda, fique atento as cotações, com certeza você fará uma grande economia se aprender a usar as duas moedas.

Importante não trocar todo o seu dinheiro logo na chegada na cidade. Não fique com muitos pesos na mão, por exemplo, para que você não corra o risco de trazer essa moeda para o Brasil. Isto porque, como seu valor oscila muito no mercado, ela pode desvalorizar bastante.

No caso dos dólares isso não acontece, a moeda é super estável. Portanto, se trouxer dólares para o Brasil, eles terão o mesmo valor com o passar do tempo, e poderão ser usados em uma outra viagem internacional futura.

Confira aqui onde trocar se dinheiro antes de viajar para Cancun.

Viajando com dinheiro

A primeira vista, o dinheiro vivo tende a ser a alternativa mais barata. Isso acontece porque o IOF cobrado sobre ele é de apenas 1,1%. Esse valor é bem inferior ao cobrado sobre os cartões (6,38%).

Outra vantagem é que qualquer lugar vai aceitar esse método de pagamento, dinheiro é dinheiro! É uma mão na roda para quem vai visitar locais menos urbanizados, como no caso dos passeios históricos aqui da nossa região.

No entanto, o único lado negativo é ter que carregar grandes quantidades onde podem ocorrer perdas acidentais.

Outro ponto importante é que apesar do IOF baixo, quem compra dinheiro está sujeito às cotações das casas de câmbio.

Viajando com o cartão de crédito

Acredito que de todas as maneiras conhecidas, viajar usando o cartão seja a maneira mais simples e prática. É só entrar em contato com seu gerente do banco e pedir para desbloquear seu cartão, pois você está com viagem marcada e precisa liberar as compras internacionais. Entretanto, apesar de ser a maneira mais simples, é também a mais cara.

O IOF (imposto pago sobre operações financeiras) sempre será cobrado para as compras no exterior. Seu valor é de 6,38% sobre o valor da compra.

Fique atento pois muitos sites de viagem informam que a taxa de câmbio considerada é do dia de fechamento da sua fatura. Isso está errado: a taxa de câmbio é do dia que a compra foi feita, assim você não terá surpresa negativa no futuro caso o dólar dispare.

Vale lembrar que durante a viagem, existem vários serviços que necessitam obrigatoriamente do cartão de crédito para efetivar a compra.

Por exemplo para alugar carro (precisa ser no nome do motorista principal), isso acontece na maioria das vezes, mesmo para quem pagou a reserva antecipada. As empresas exigem isso como protocolo de segurança, pois um valor do seu limite (que varia de acordo com o modelo do veículo) fica bloqueado até a devolução. Se o carro estiver nas mesmas condições em que foi retirado, o dinheiro é desbloqueado.

Além disso, caso precise pagar uma nova hospedagem durante a viagem, fique atento: na maioria dos hotéis é preciso deixar parte do seu limite na hora do check-in como garantia de gastos e danos. Portanto, assim como no caso do aluguel de carro, essa parte do limite ficará bloqueada. Saiba que muitas redes de hotéis somente aceitam cartão de crédito.

No caso de sites de aluguel de casas e quartos, não há opção de acertar nada em dinheiro vivo.

Viajando com cartão internacional pré-pago

Nos últimos anos foi se tornando o queridinho dos viajantes porque eles tinham mais controle sobre o dinheiro gasto, já que o valor inicial vai diminuindo até acabar.

Fique atento pois o IOF cobrado é o mesmo para o cartão de crédito, 6,38%. Além disso, o imposto é cobrado no momento da carga/recarga e a cotação que vale é a do momento da compra.

O cartão pré-pago exige mais burocracia que o cartão de crédito, já que precisa ser contratado e carregado.

Uma vantagem é que durante a viagem as recargas podem ser feitas online. O cartão pré-pago pode ser cancelado em caso de roubo ou perdas.

Entendi, mas qual é a melhor forma de levar dinheiro para o exterior?

Na verdade não existe, após tantos anos em Cancun lidando com turistas do mundo todo, vemos vantagens e desvantagens. Além disso, cada viajante tem suas peculiaridades. Portanto, métodos diferentes funcionam para pessoas diferentes.

De modo geral, independentemente de optar por cartão, é importante levar pelo menos uma pequena quantia em espécie. Você pode se deparar com estabelecimentos que não aceitam cartão.

 DinheiroCartão CréditoCartão Pré-pago
IOFBaixoAltoAlto
SegurançaMais exposiçãoMenos exposiçãoMenos exposição
BurocraciaAltaBaixaMédia
Controle sobre orçamentoMais ControleMenos ControleMais Controle
Acúmulo de pontosNãoSimNão
Conversão naTrocaCompraRecarga

Dica do Brunão: apesar da alta do dólar nos últimos meses, ainda vejo como muito mais vantajoso levar dólares do Brasil para o México. Isto porque, além da moeda ser estável e você não perder dinheiro com o passar do tempo, tem o fator de que quase todos os passeios, supermercados e em vários estabelecimentos (principalmente os que vendem eletrônicos). Além disso, a taxa de câmbio é bem alta para quem efetua o pagamento em dólares, ou seja, é mais vantajoso para os clientes que viajam com essa moeda, por exemplo, na hora de pagar um passeio como o nado dos golfinhos.

Mas enfim, quanto dinheiro devo levar para minha viagem?

Essa pergunta é super difícil de responder, ao longo da última década vi todos os perfis de clientes, aqueles que tem muito poder aquisitivo e os que viajam com o dinheiro contado. Confira aqui como economizar dinheiro na sua viagem para Cancun e região.

O que você deve entender é que recebemos milhões de turistas todos os anos, e nossa região se adaptou para receber desde um sheik até um mochileiro, ou seja, existem espaços e serviços para todos os perfis, temos desde de restaurantes com chef de cozinha prestigiado internacionalmente e também como comer com somente 5 dólares (ou menos).

É quase impossível de dizer quanto de dinheiro você deve trazer para Cancun e região. Isso vai depender de com quantas pessoas você viaja, qual o seu estilo de viajante, quantos dias você planeja ficar, e claro, quanto de dinheiro você tem disponível para essa viagem.

Em média os turistas que nos visitam trazem de 300 a 1000 dólares por pessoa, sem contar o dinheiro gasto com o hotel e os passeios.

Eu costumo dizer para os clientes que tragam o máximo que eles conseguirem, pois sempre surgem vontades e desejos durante a estadia, ou talvez algum imprevisto. Mas o que deve ser considerado é que mesmo com pouco dinheiro, você consiga se alimentar, comprar lembrancinhas e se deslocar pela cidade e região. Onde comer barato em Cancun? Confira aqui!

Sempre bato na mesma tecla, e sei que esse é meu melhor conselho: não importa quanto dinheiro você tenha, o que importa é quem está te ajudando a otimizar seu dinheiro e seu tempo.

Sendo assim, procure se informar muito antes da viagem, faça suas reservas antecipadas e sempre procure sites e blogs com informações confiáveis e atualizadas: fique sempre atento a fonte da informação. Veja aqui se vale a pena contratar uma assessoria turística na minha viagem para Cancún.

Quer saber mais? Clique aqui e preencha abaixo que um de nossos assessores entrará em contato

Por Bruno Ignácio e Marcella Fiori. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipe, CLIQUE AQUI.

© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners