O que significa Cancún?

Muitas pessoas que estão vindo para Cancún, se interessam por saber mais sobre esse paraíso. Por conta disso, uma das perguntas mais comuns é: o que significa Cancún?

Nesse texto, nós vamos te contar toda a história dessa nomeação, então, siga com a gente! 

Ao longo de sua existência, nossa cidade tem ostentado dois nomes: Cancún (com ene e acento) e Kancum (com eme e sem acento). Ambas as ortografias estão corretas, e foram usadas na descrição pelos cartógrafos estrangeiros, que desde o início não falavam maia.

Entretanto, o nome oficial nem sempre foi assim. Anteriormente o município era chamado de Benito Juárez. Isso mudou quando a prefeita Mara Lezama, em seu discurso de tomada de posse, propôs trocar o nome de nosso município para o que todo mundo conhece: Cancún.

A proposta causou algumas reações ignorantes, que alegam que o nome da cidade foi gerado pela Fonatur (Fondo Nacional de Fomento al Turismo), e que tem os atributos de uma marca comercial.

Pelo contrário: o nome Cancún tinha plena legitimidade histórica. Isto porque, com todas as suas letras, o cartógrafo francês Jean Baptiste Bourgignon d’Anville registrou em seu célebre mapa mundi de 1749.

Existem muitas dúvidas sobre a ortografia original, Cancún ou Kancum. Mas não temos dúvidas que assim se chamava antes da Fonatur, antes de que se houvesse turismo, antes que existisse o México, e antes, mais de meio século antes, de que se existisse Benito Juárez.

 
Após mais de 51 anos de vida, o nome da nossa cidade ainda está rodeado de mistérios.

Muita gente pensa que a palavra Cancun significa ninho de víboras, e que tem como raiz as palavras maias ka’an, víbora e kun, ninho.

Essa é uma denominação bastante sombria, mas por outro lado, tem muita popularidade. Provavelmente isso se deve ao fato de que essa denominação é encontrada no Wikipédia, por mais que essa informação não seja confirmada.

É uma preocupação adequada, porque todos os experts disputam por essa tradução. Escrita em castelhano, onde o “k” se transforma em “c”, na primeira sílaba de Cancún, se pronuncia can e não ca’an.

Se a palavra maia original era kan, com “k”, então o significado pode sim ser víbora. Mas também pode ser quatro, poder, aprender, ensinar, dádiva, presente ou discurso.

No entanto, o dilema não está somente no kan, mas também no kun, que pode ser panela, abóbora, amarelo ou invocação. Parte dessa incógnita está no fato de que não estamos seguros se o vocábulo original era Cancún (com ene) ou Kancum (com eme).

Nos mapas mais antigos, era com ene, no entanto, no final do século XIX, começou-se a escrever com eme. Essa ortografia se manteve até o século XX, inclusive aparece em documentos elaborados pela Infratur/Fonatur no final da década de 60, justo quando o Banco no México estava planejando construir cidades turísticas.

Segundo o historiador maia, Jorge Cocom Pech: “Existe um maia yucateco moderno, mas também existe um maia antigo, e inclusive um maia arcaico. A língua maia atual, como o espanhol, é muito diferente do que se falava nos tempos da conquista. Os idiomas mudam, perdem partículas fonéticas, as pessoas falam e o modificam, e assim, as línguas evoluem. Se queremos saber o significado de uma palavra antiga, temos que conhecer a pronúncia. Como, no passado, se pronunciava a palavra Cancún? Temos uma ideia, mas não uma certeza.”

Já outro linguista maia Ramón Arzápalo Marín diz: “É exageradamente importante conhecer a terminação da palavra, aí está a chave do significado.”

Os dois linguistas não coincidem na hora de interpretar o vocábulo Cancún. Cocom Pech afirma que Cancún significa quatro encantamentos. E para Arzápalo Marín, a palavra tem uma proposta muito mais sedutora: lugar dos encantos

A única certeza é que devemos ignorar a Wikipedia, porque está claro que Cancún não significa ninho de víboras.

Quer saber mais sobre nosso paraíso? CLIQUE AQUI para ver as respostas para as dúvidas mais recorrentes entre nossos clientes. 

Quer ajuda para fazer seu roteiro e evitar ciladas durante sua viagem? Com nossa assessoria, te ajudamos desde o planejamento da sua viagem até sua volta. Portanto, fale com a gente CLICANDO AQUI ou:

Por Marcella Fiori. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipe, CLIQUE AQUI.


© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners