Quanto dar de propina na sua viagem para Cancún?

Tem dúvidas sobre como funciona a prática de propina/gorjeta/tips aqui em Cancun? Não sabe quanto dar de propina na sua viagem para Cancún? Nesse texto vamos tentar te ajudar e acabar com todas as suas dúvidas.

Diferente do Brasil, em que os 10% já estão inclusos na conta do restaurante, aqui em Cancun essa quantia conhecida como propina não é inclusa.

Então é muito comum que em hotéis ou restaurantes as pessoas deem de 10 a 20% (as vezes até mais) do valor total da conta para quem as atendeu. EM TROCA, RECEBEM UM EXCELENTE TRATAMENTO DURANTE SUA ESTADIA.

Portanto, sempre recomendamos que nossos clientes tragam essa quantia a mais para que suas férias sejam perfeitas. Isso porque os atendentes sempre vão querer chamar sua atenção de forma diferenciada com drinks caprichados, entre outras coisas.

Essa é uma PRÁTICA CULTURAL DO TURISMO INTERNACIONAL. Então, é importante para complementar a renda desses profissionais, já que, diferente do que muita gente pensa, mesmo que o hotel seja All Inclusive, ou seja, comida e bebida esteja incluído no valor já pago, esse melhor atendimento só acontece quando se dá a propina.

Esse valor seria um modo de agradecer pelo atendimento que eles estão fazendo para você. Isso serve não só para hotéis, mas também para baladas, restaurantes e na hora de fazer os passeios.

Ou seja, quanto dar de propina na sua viagem para Cancún?

Isso varia. Durante a sua estadia você vai perceber como o serviços dos funcionários mudam conforme você dá a gorjeta, e ai você avalia o quanto deve dar.

Se você percebe, por exemplo, que o drink de outra pessoa está vindo mais bonito que o seu, saiba que é justamente por conta da propina, que está diretamente ligada com a qualidade do atendimento.

Você também deve avaliar o tempo de atendimento que receberá daquele funcionário. Se você for, por exemplo, passar a tarde toda na piscina, um atendimento diferenciado é fundamental, então recomendamos dar um valor mais alto.

Já se for só tomar uma bebida no bar do hotel, não existe necessidade. Em relação aos cantantes e mariachis, normalmente também se dá a propina, caso queira uma música ou homenagem especial para você ou para a pessoa amada.

É interessante fazer amizade com o funcionário, conhecer seu nome, de onde veio e se aproximar dele antes de dar a propina e continuar a dar gorjetas ao longo do dia (recomendamos que você traga desde o Brasil esse dinheiro trocado, mas caso não consiga, tente trocar em uma casa de câmbio e até mesmo no hotel).

Dessa forma o funcionário já se sentirá querido de cara e te atenderá melhor durante o dia todo, já que a GENTILEZA GERA GENTILEZA EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO. 🙂

Dica do especialista Bruno Ignácio: se você for se hospedar em um hotel All Inclusive, analise em qual parte do hotel você vai ficar, na praia ou na piscina, por exemplo, e descubra quem é o funcionário encarregado por aquele setor.

Assim, ao invés de dar gorjeta a todos os funcionários para ser bem tratado, você dá somente a ele, sempre sendo cordial e amistoso, conquistando sua amizade ao longo do tempo. Veja esse vídeo para ter mais detalhes sobre.

Para você que pegou todas essas dicas, comente o que achou sobre elas e conte se viveu alguma experiência relacionada a propina aqui em Cancun. Além disso, clique aqui e confira um vídeo no nosso canal do youtube sobre essa prática.

Te indico também esse artigo sobre os melhores hoteis de Cancun para te ajudar a escolher qual lugar ficar na sua próxima viagem ao nosso paraíso.

Quer saber onde trocar seu dinheiro antes de vir para Cancun e ainda ganhar um desconto exclusivo? Clique aqui e confira nossa matéria.

Gostou da matéria?  Agora já sabe quanto dar de propina na sua viagem para Cancún?  Deixe seu comentário aqui pra gente.

Quer saber mais? Quer ser atendido por um dos nossos Cancuners? Para isso, é só CLICAR AQUI, que um dos nossos assessores entrará em contato:

Por: Bruno Ignácio e Marcella Fiori. Se quiser conhecer mais sobre nossa equipe, CLIQUE AQUI.

© Agência Cancuners

Sede Brasil – Rua Cosmorama, 242, São José do Rio Preto – SP, 15060-320

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Preencha o formulário e entre em contato conosco para conhecer nosso método único e exclusivo.

Casdastre-se em nossa Newsletter e fique por dentro de tudo que rola em Cancún e Região!

Copyright © 2024 Cancuners